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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

BARROS, Aparecida da Silva Xavier; ALVES, Thelma Panerai; LUIZ, Márcia Karina da Silva  e  SOUZA, Elicia Barros Guerra. A Educação no entardecer da vida. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.113, pp.1115-1135.  Epub 26-Out-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902496.

Nesse artigo, abordamos o acesso da população idosa à Educação Formal no Brasil, uma reflexão de grande importância, uma vez que ainda é bastante significativa a parcela dessa população que tem sido privada do bem simbólico que a Educação constitui. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta documental e bibliográfica de dados e de informações. Os resultados obtidos apontam que, com o aumento da expectativa de vida no país, cresce a necessidade de políticas e programas educacionais permanentes e presentes em todo o território nacional, que deem conta de atender às necessidades e às singularidades dos idosos.

Palavras-chave : Direito; Políticas; Educação; Vida; Pessoas Idosas.

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