SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue114Whose responsibility? An analysis of the perspectives for the educational responsibility law, foreword in the National Education PlanThe question of validity in Brazilian educational assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

CHIAPPE, Andrés  and  WILLS, Alejandro Emilio. Educação online aberta e massiva como alternativa à crise educacional da Covid-19. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.114, pp.32-51.  Epub Jan 28, 2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002903341.

A suspensão das aulas presenciais em universidades em escolas derivada da atual crise de saúde relacionada à Covid-19 gerou um processo de migração das atividades acadêmicas para ambientes virtuais. Isso revelou uma falta de compreensão geral tanto no ambiente familiar quanto acadêmico sobre a relação entre Educação a distância e virtual, gerando tensões entre famílias e instituições de ensino. Esse artigo apresenta alguns insights teóricos sobre as Práticas Educacionais Abertas (OEP) a partir de uma perspectiva emergente, revisando suas conexões com a Educação a Distância e E-learning. A discussão internacional atual sobre OEP está focada principalmente na integração tecnológica e na expansão do acesso gratuito ao conhecimento, enquanto o mundo interconectado de hoje requer mais flexibilidade, compartilhamento, feedback colaborativo e autonomia na aprendizagem. Uma nova perspectiva sobre as práticas educacionais abertas com base na participação de alunos em comunidades de aprendizagem colaborativa baseadas em multidão é proposta como uma alternativa para enfrentar os desafios do contexto de confinamento interno.

Keywords : Práticas Educacionais Abertas; Colaboração; E-learning; Comunidades de Aprendizagem; Educação a Distância.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )