SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número114¿De quienes es la responsabilidad? Un análisis de las perspectivas para la ley de responsabilidad educativa propuesta en el Plan Nacional de EducaciónLa cuestión de validez en la evaluación educativa brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

CHIAPPE, Andrés  y  WILLS, Alejandro Emilio. Educação online aberta e massiva como alternativa à crise educacional da Covid-19. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.114, pp.32-51.  Epub 28-Ene-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002903341.

A suspensão das aulas presenciais em universidades em escolas derivada da atual crise de saúde relacionada à Covid-19 gerou um processo de migração das atividades acadêmicas para ambientes virtuais. Isso revelou uma falta de compreensão geral tanto no ambiente familiar quanto acadêmico sobre a relação entre Educação a distância e virtual, gerando tensões entre famílias e instituições de ensino. Esse artigo apresenta alguns insights teóricos sobre as Práticas Educacionais Abertas (OEP) a partir de uma perspectiva emergente, revisando suas conexões com a Educação a Distância e E-learning. A discussão internacional atual sobre OEP está focada principalmente na integração tecnológica e na expansão do acesso gratuito ao conhecimento, enquanto o mundo interconectado de hoje requer mais flexibilidade, compartilhamento, feedback colaborativo e autonomia na aprendizagem. Uma nova perspectiva sobre as práticas educacionais abertas com base na participação de alunos em comunidades de aprendizagem colaborativa baseadas em multidão é proposta como uma alternativa para enfrentar os desafios do contexto de confinamento interno.

Palabras clave : Práticas Educacionais Abertas; Colaboração; E-learning; Comunidades de Aprendizagem; Educação a Distância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )