SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue114Internationalization of Higher Education Institutions: perceptions of scholarsAcknowledgement: a characteristic of pedagogical practices in stories of teachers from teacher training colleges in contexts of internal armed conflict in Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

MUNIZ, Rita de Fátima; ANDRIOLA, Wagner Bandeira; MUNIZ, Sheila Maria  and  THOMAZ, Antônio Clécio Fontelles. Emprego do Data Envelopment Analysis (DEA) para estimar a eficiência escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.114, pp.116-140.  Epub Jan 28, 2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902688.

Objetivou-se conhecer os fatores associados ao desempenho de alunos em provas para avaliar a qualidade do aprendizado que compõem o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Para tanto, empregou-se a metodologia denominada Análise Envoltória de Dados ( Data Envelopment Analysis – DEA) para estimar a eficiência relativa de unidades escolares do município de Sobral (CE). Evidenciou-se que a presença nas unidades escolares de bibliotecas, de laboratórios de informática, de quadra de esportes e de salas para atendimento especial constitui fator significativo associado ao elevado desempenho dos alunos, impactando, portanto, na eficiência escolar.

Keywords : Análise Envoltória de Dados; Eficiência Escolar; Avaliação de Sistemas; Educação Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )