SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número114Internacionalización de las Instituciones de Educación Superior: percepciones de los académicosReconocimiento: una característica de las prácticas pedagógicas en relatos de maestros de escuelas normales superiores en contextos de conflicto interno en Colombia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

MUNIZ, Rita de Fátima; ANDRIOLA, Wagner Bandeira; MUNIZ, Sheila Maria  y  THOMAZ, Antônio Clécio Fontelles. Emprego do Data Envelopment Analysis (DEA) para estimar a eficiência escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.114, pp.116-140.  Epub 28-Ene-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902688.

Objetivou-se conhecer os fatores associados ao desempenho de alunos em provas para avaliar a qualidade do aprendizado que compõem o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Para tanto, empregou-se a metodologia denominada Análise Envoltória de Dados ( Data Envelopment Analysis – DEA) para estimar a eficiência relativa de unidades escolares do município de Sobral (CE). Evidenciou-se que a presença nas unidades escolares de bibliotecas, de laboratórios de informática, de quadra de esportes e de salas para atendimento especial constitui fator significativo associado ao elevado desempenho dos alunos, impactando, portanto, na eficiência escolar.

Palabras clave : Análise Envoltória de Dados; Eficiência Escolar; Avaliação de Sistemas; Educação Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )