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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CAMARGO, Milton Molano  e  SAEZ, Felipe Andrés Aliaga. Reconhecimento: uma característica das práticas pedagógicas em histórias de professores de escolas normais em contextos de conflito interno na Colômbia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.114, pp.141-160.  Epub 28-Jan-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902569.

Esse artigo tem como objetivo mostrar os sentidos das práticas pedagógicas narradas por professores de escolas normais localizadas em contextos educacionais impactados pelo conflito armado interno colombiano. A metodologia utilizada foi qualitativa com abordagem hermenêutica a partir da narrativa. O grupo de estudo consistia em 17 professores de 7 regiões diferentes da Colômbia afetadas pelo conflito armado interno colombiano. A prática pedagógica como lugar de reconhecimento, na perspectiva ricoeuriana, é uma dimensão central que é descrita nesse trabalho. É a categoria mais relevante que surge na maioria dos relatos dos professores e está ligada à capacidade e configuração da identidade. O professor se forma pela prática, o que lhe permite se declarar capaz de fazer, de realizar, de transformar, de liderar, e que, nesse desdobramento se sinta depositário da missão de educar.

Palavras-chave : Reconhecimento; Prática Pedagógica; Pesquisa Narrativa; Pedagogia Narrativa.

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