SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número114Reconocimiento: una característica de las prácticas pedagógicas en relatos de maestros de escuelas normales superiores en contextos de conflicto interno en ColombiaPrograma de transporte escolar como medio a mejorar la educación pública en un pequeño municipio rural del Noreste de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

CORREA, Carla Patrícia Quintanilha. Egressos de um Curso de Pedagogia: trajetórias formativas e profissionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.114, pp.161-181.  Epub 28-Ene-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902335.

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear e analisar a trajetória formativa e profissional dos egressos do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), instituição estadual sediada em Campos dos Goytacazes/RJ. Em 2018, realizou-se pesquisa de campo com 225 egressos (81% do total), que responderam a um formulário da Plataforma Google . A análise dos dados contou com o auxílio da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que a inserção profissional dos participantes na área da Educação é de 75%, enquanto 16% não atuam nesse setor e 9% estão desempregados. Os egressos que não atuam na área educacional indicaram que não o fazem por falta de oportunidade de trabalho. Sobre a formação continuada, mais da metade dos egressos já cursou ou cursa a especialização e dois egressos estão cursando o mestrado. A visão dos egressos sobre as oportunidades de formação continuada revelou dificuldades financeiras para custear a especialização privada e falta de tempo para se dedicar à pós-graduação pública.

Palabras clave : Egressos; Curso de Pedagogia; Inserção Profissional; Formação Continuada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )