SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número114Programa de transporte escolar como meio para melhorar a educação pública em um pequeno município rural no Nordeste do BrasilResolução colaborativa de problemas: resultados brasileiros no Pisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CORTELAZZO, Angelo Luiz  e  ELISEI, Cristina de Carvalho Ares. Desempenho dos estudantes de cursos presenciais e a distância no Enade em 2015, 2016 e 2017. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.114, pp.207-231.  Epub 28-Jan-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902247.

Com o objetivo de comparar o desempenho de concluintes de cursos presenciais e a distância (EaD) nos Exames Nacionais de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2015, 2016 e 2017, foi feita a análise exploratória dos dados disponíveis, verificado o desempenho dos estudantes de todas as turmas participantes e dos concluintes de instituições que ofereceram simultaneamente cursos presenciais e a distância. Os resultados mostraram que estudantes de cursos EaD, especialmente naqueles com grande quantidade de concluintes, tendem a apresentar um conceito Enade contínuo numericamente menor e médias com maior variabilidade. Para uma instituição que oferece cursos EaD e presenciais, houve diferença nos resultados em função da sua natureza jurídica: escolas públicas tiveram conceitos significativamente maiores nos cursos presenciais, enquanto que nas escolas privadas essa diferença não foi observada ou foi menos evidente. Para os cursos EaD, a despeito de valores numericamente maiores nas instituições públicas, não houve diferença significativa entre os resultados.

Palavras-chave : Educação Superior; Enade; Avaliação; Ensino Presencial; Ensino a Distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )