SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número114Desempeño de los estudiantes de cursos presenciales y a distancia en Enade en 2015, 2016 y 2017La inclusión de estudiantes con TDAH: uma década de directrices de de Educación Especial en Santa Catarina: ¿Un modelo de beneficiencia? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

LEITE, Andriele Ferreira Muri; MIRANDA, Patrícia Ferreira  y  LOYE, Nathalie. Resolução colaborativa de problemas: resultados brasileiros no Pisa. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.114, pp.232-253.  Epub 28-Ene-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902895.

A resolução colaborativa de problemas (RCP) é uma competência de extrema relevância na sociedade moderna e uma das mais valorizadas neste século. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) foi a primeira avaliação em larga escala a incluir a resolução de problemas em sua matriz de referência. Esse estudo preliminar se restringe aos resultados publicados nos relatórios oficiais do Programa. Aqui, especificamente, discutimos esses resultados à luz da literatura de referência, bem como descrevemos o conceito de RCP no Pisa 2015. O Brasil, dentre os 52 países participantes, ocupou a 51ª posição nas habilidades relacionadas à RCP, ficando no Nível 1 da escala de desempenho. O status socioeconômico, a variação nas escolas e o gênero relacionam-se, positivamente, com o desempenho brasileiro em RCP.

Palabras clave : Resolução Colaborativa de Problemas; Avaliação em Larga-Escala; Pisa; Brasil; Estudo Comparativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )