SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue115What do strategic actors say about the relationship between the Educational Assessment System of the State of Pernambuco and educational quality? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

D’ESCOFFIER, Luiz Ney; OLIVEIRA, Camila Cristina Gomes Ferreira de; LIMA, Lívia da Fraga  and  CHRISPINO, Alvaro. A avaliação educacional na produção científica vista por meio de análise de redes sociais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.115, pp.285-311.  Epub Apr 05, 2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002903135.

Esse trabalho busca conhecer como a avaliação educacional vem sendo retratada nas produções científicas brasileiras. Por meio da análise bibliométrica e de redes, registramos, ao longo de 19 anos (1998-2017), 49 revistas, 174 artigos, 440 autores, 290 palavras-chave e 4.283 referências. Desses dados, notamos que a maioria dos debates se caracteriza pelo enfoque no nível superior, pela autoria filiada a instituições públicas, assim como por tecer abordagens mais centradas nas validações de testes do que na qualidade da Educação. Dos resultados, destacam-se a USP como a instituição com maior número de publicações; o periódico “Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação”, por concentrar o maior número de publicações na área de Educação e o autor Wagner Andriola, da UFC, como o pesquisador mais referenciado. Essas e outras decorrências da pesquisa apontam para a necessidade de intensificarmos estudos no campo da avaliação da Educação, a fim de melhor conhecermos nossas fragilidades para, então, propormos correção de rotas e redefinirmos metas.

Keywords : Avaliação Educacional; Políticas Públicas; Análise de Redes Sociais; Bibliometria; Publicações Científicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )