SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número115A avaliação educacional na produção científica vista por meio de análise de redes sociaisPolíticas públicas na alfabetização: um diálogo com a avaliação nacional da alfabetização e o Programa Mais Alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

SILVA, Maurílio Mendes da  e  JOFILI, Zélia Maria Soares. O que dizem os atores estratégicos sobre a relação entre o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Pernambuco e a qualidade educacional?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.115, pp.312-333.  Epub 05-Abr-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620220003002574.

O presente artigo apresenta a análise do discurso de cinco diferentes atores educacionais estratégicos que compõem o percurso discursivo da política de avaliação educacional do estado de Pernambuco. A análise, embasada nos estudos de Fairclough, foca na resposta à seguinte questão: Quais as relações que você estabelece entre os índices do Saepe e a qualidade educacional? Observa-se que não há neutralidade nos discursos e, de forma consciente, ou não, há posicionamentos ideológicos subjacentes aos textos que são proferidos, inclusive sinalizando para a existência de embate contra-hegemônico em relação à mencionada política de avaliação.

Palavras-chave : Política de avaliação educacional; Análise do discurso; Qualidade educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )