SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número115Políticas públicas en alfabetización: un diálogo con la evaluación nacional de alfabetización y el Programa Mais Alfabetização (Programa Más Alfabetización)Organizaciones de estudiantesuniversitariosenUcrania: política juvenil enel campus y participación social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

ITHURALDE, Raúl Esteban  y  DUMRAUF, Ana Gabriela. Conteúdo de Ciências Naturais no Ensino Primário no passado recente em Santiago del Estero: uma análise das regulamentações nacionais e provinciais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.115, pp.354-373.  Epub 05-Abr-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902717.

Desde a década de 1990, duas propostas de conteúdo curricular para o Ensino Fundamental foram construídas em todo o país na Argentina, uma sob a Lei Federal de Educação e outra sob a Lei Nacional de Educação. As províncias tiveram que produzir desenhos curriculares de acordo com esses regulamentos, no entanto, nem todos o fizeram. Em Santiago del Estero, o Projeto Curricular em vigor para o nível primário data de 1997. Há também um Projeto Curricular para o Ensino Fundamental de Jovens e Adultos de 2004. Nesse trabalho, analisamos crítica e comparativamente o conteúdo da área de Ciências Naturais dos quatro documentos curriculares anteriores. Um dos principais resultados é que esses conteúdos parecem quase imutáveis, apesar das mudanças na política educacional ocorridas no período estudado.

Palabras clave : Educação em Ciências Naturais; Currículo; Educação Primária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )