SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número115Conteúdo de Ciências Naturais no Ensino Primário no passado recente em Santiago del Estero: uma análise das regulamentações nacionais e provinciaisEducação Superior no México: os desafios do governo presidencial no período 2018-2024 em matéria de cobertura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

KAMIONKA, Mateusz. Organizações de estudantes universitários na Ucrânia: política juvenil no campus e participação social. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.115, pp.374-393.  Epub 05-Abr-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002903067.

Há uma visão generalizada de que os alunos estão profundamente envolvidos em várias atividades sociais durante seus estudos. Mas será que a maioria dos universitários são verdadeiros participantes e consumidores da agenda social local? O presente artigo examina criticamente a atividade social dos estudantes na Ucrânia. Centra-se em várias questões inter-relacionadas nomeadamente com que frequência os alunos são socialmente ativos, como se sentem sobre o ambiente que os cerca e a sua influência. O autor também pesquisa as atitudes dos jovens universitários em relação às organizações estudantis e às atividades que elas oferecem, prestando especial atenção à análise da política interna da juventude nas universidades. O artigo também busca diagnosticar, descrever e explicar os padrões de comportamento da atividade social que dominam a consciência social dos alunos em seu ambiente local. No geral, os resultados do estudo não são muito otimistas. Eles indicam claramente que os alunos experimentam problemas tangíveis de engajamento e interação dentro do ambiente acadêmico e social em suas universidades.

Palavras-chave : Estudantes; Juventude; ONG Juvenile; Organizações Estudantis; Atividade Estudantil; Atividade Social nas Universidades; Sindicatos Estudantis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )