SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número115Organizaciones de estudiantesuniversitariosenUcrania: política juvenil enel campus y participación socialLa relación entre el desarrollo cognitivo y los indicadores de comportamiento y el desarrollo personal, social y emocional en la Educación Preescolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

CASTELLANOS-RAMIREZ, Juan Carlos  y  CARRASCO, Shamaly Alhelí Niño. Educação Superior no México: os desafios do governo presidencial no período 2018-2024 em matéria de cobertura. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.115, pp.394-413.  Epub 05-Abr-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902288.

Uma das prioridades do atual Governo do México é elevar, para o ano de 2024, a taxa de cobertura em Educação Superior a 100%. A referida meta implica em transformações importantes tanto na organização das universidades como no funcionamento e na operação dos programas educativos. Nesse artigo, apresenta-se uma análise sobre os desafios que o atual governo mexicano enfrenta em matéria de cobertura na Educação Superior e a pouca evolução que houve durante a última década; a partir dessa análise, propõem-se cinco eixos estratégicos que contribuem para a construção de políticas educacionais dirigidas ao fortalecimento da Educação Superior e à ampliação da matrícula dentro das universidades. Sugere-se que, para incrementar a taxa de cobertura, o desenvolvimento de políticas dirigidas ao fortalecimento e à diversificação de programas educativos online dentro das universidades.

Palabras clave : Cobertura Educacional; Educação Superior; Universidades do México; Educação Online.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )