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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

BONDAN, Daisy Eckhard; WERLE, Flavia Obino Correa  y  SAORIN, Jesús Molina. Educação inclusiva no Brasil e Espanha: discussão conceitual. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.115, pp.438-457.  Epub 05-Abr-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003550.

Este artigo apresenta uma análise documental e comparada do contexto histórico, a partir de documentos legais que tratam do conceito de Educação inclusiva no Brasil e Espanha e com base na agenda internacional (1960 até 2020). Utilizamos a análise documental e comparada e tomamos como referência os documentos nacionais e internacionais sobre a Educação inclusiva, organizados em três categorias: a) Direitos humanos: sujeitos de direito; b) Declaração de Salamanca: integração e c) Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência: inclusão. Identificam-se diferentes percepções do conceito de Educação inclusiva, propondo novos caminhos para o efetivo exercício do direito à Educação para todos.

Palabras clave : Inclusão; Necessidades Educativas; Políticas Públicas de Educação; Contexto Educacional.

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