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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

BIZZO, Eduardo. Aceitação e resistência à adoção de e-learning em países em desenvolvimento: uma revisão de literatura. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.115, pp.458-483.  Epub 05-Abr-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620220003003342.

Este artigo tem como objetivo compreender como as pesquisas em aceitação e resistência ao e-learning em países em desenvolvimento são realizadas. Para isso, realiza uma revisão sistemática da literatura de artigos de 2007 a 2019. Como resultado, 44 estudos analisados mostraram a evolução da literatura de aceitação de e-learning em países em desenvolvimento na última década, principalmente com base no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), sendo observado um menor uso das abordagens de Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (Utaut) e de fatores críticos de sucesso. Nenhum dos estudos usou uma estrutura explícita de resistência à adoção. Além disso, a maioria das aplicações do TAM e UTAUT não explorou as especificidades dos países em desenvolvimento na aceitação ao e-learning. Encontrou-se uma concentração de estudos com foco em alunos, Ensino Superior e países com altos níveis de renda entre os em desenvolvimento.

Palavras-chave : E-learning; Educação; Aceitação; Resistência; Países em desenvolvimento.

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