SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número115Notas para a reconstrução da noção de equidade subjacente ao desenho do PaicViolência e conflito como elementos centrais para a deterioração do contexto educacional do Ensino Básico e Secundário nas instituições públicas de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

BASSO, Flávia Viana; FERREIRA, Rodrigo Rezende  e  OLIVEIRA, Adolfo Samuel de. Uso das avaliações de larga escala na formulação de políticas públicas educacionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.115, pp.501-519.  Epub 05-Abr-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902436.

O objetivo do estudo é analisar os usos dos resultados das avaliações de larga escala na formulação de políticas públicas educacionais no Brasil, com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: pesquisa documental; aplicação de um questionário sobre o uso dos resultados; e entrevistas com representantes estaduais, aprofundando as informações coletadas na etapa anterior. Apresenta-se, como resultado uma matriz classificatória na qual as políticas educacionais identificadas estão relacionadas, principalmente, ao uso dos dados como instrumento de gestão, à formação de professores, à disseminação de informações sobre o sistema educacional, à produção de materiais pedagógicos, a critérios de distribuição de recursos e a políticas de incentivo salarial. Conclui-se que os resultados gerados estão sendo, de fato, utilizados na formulação de políticas educacionais. Contudo, é necessário ampliar o uso das informações disponibilizadas para além do desempenho dos alunos nos testes cognitivos.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Políticas Educacionais; Avaliação Educacional; Saeb.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )