Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465
Abstract
CASTRO, Claudio de Moura. A curiosa história do Real Collegio dos Nobres. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.115, pp.550-565. Epub Apr 05, 2022. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003764.
O que aprendemos examinando um colégio para preparar a nobreza portuguesa, no período do Marquês de Pombal? Hoje seria inaceitável usar verbas públicas para financiar um colégio restrito à nobreza. Ou punir com cadeia a indisciplina. Ou aceitar que alguns livros eram proibidos. Em compensação, colégios públicos podiam cobrar dos alunos. Dos reitores, exigiam-se cultura e dotes morais. O mesmo com sua equipe. O regime de estudos era severíssimo. Os professores deveriam explicitar a pedagogia usada e sempre levar os alunos a aplicar na prática o que ensinavam.
Keywords : Escola; Nobreza; Rigor; Diferenças.