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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CASTRO, Claudio de Moura. A curiosa história do Real Collegio dos Nobres. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.115, pp.550-565.  Epub 05-Abr-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003764.

O que aprendemos examinando um colégio para preparar a nobreza portuguesa, no período do Marquês de Pombal? Hoje seria inaceitável usar verbas públicas para financiar um colégio restrito à nobreza. Ou punir com cadeia a indisciplina. Ou aceitar que alguns livros eram proibidos. Em compensação, colégios públicos podiam cobrar dos alunos. Dos reitores, exigiam-se cultura e dotes morais. O mesmo com sua equipe. O regime de estudos era severíssimo. Os professores deveriam explicitar a pedagogia usada e sempre levar os alunos a aplicar na prática o que ensinavam.

Palavras-chave : Escola; Nobreza; Rigor; Diferenças.

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