SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue116Theory and practice in teacher education: Brazil, Scotland and EnglandBrazilian research in Education on the use of technologies in High School in the beginning of the 21st century and its distancing from BNCC construction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

SANTOS, Viviane Aparecida Pereira dos; VIEIRA, José Luiz Lopes; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de  and  FERREIRA, Luciana. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: desconhecido por pais e professores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.116, pp.598-619.  Epub July 07, 2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902921.

O estudo teve como objetivo analisar dificuldades de aprendizagem sob a perspectiva dos transtornos das habilidades motoras, a partir da percepção de pais e de professores considerando o comportamento motor, emocional, acadêmico e atividades diárias de crianças com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Participaram 42 pais, 32 professores e 42 pré-escolares. Como instrumentos foram utilizados o Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2) e questionários de percepção dos pais e dos professores sobre o desenvolvimento da criança. Os dados foram analisados usando o teste Shapiro Wilk, Wilcoxon, “U” de Mann-Whitney e Regressão Logística Binária. Os resultados demonstraram que professores percebem melhor as dificuldades nas habilidades motoras das crianças com persistência do TDC (pTDC) ou variação do TDC (vTDC) e percebem melhor as dificuldades emocionais, acadêmicas e de atividades diárias. Conclui-se que os professores percebem melhor as dificuldades apresentadas por crianças com pTDC e a variação no diagnóstico do transtorno interfere na percepção da dificuldade motora das crianças.

Keywords : Habilidade Motora; Pais; Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )