SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número116Teoría y práctica en la formación de profesores: Brasil, Escocia e InglaterraLa investigación brasileña en educación sobre el uso de tecnologías en la escuela secundaria a princípios del siglo XXI y su distanciamiento de la construcción de BNCC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

SANTOS, Viviane Aparecida Pereira dos; VIEIRA, José Luiz Lopes; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de  y  FERREIRA, Luciana. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: desconhecido por pais e professores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.116, pp.598-619.  Epub 07-Jul-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902921.

O estudo teve como objetivo analisar dificuldades de aprendizagem sob a perspectiva dos transtornos das habilidades motoras, a partir da percepção de pais e de professores considerando o comportamento motor, emocional, acadêmico e atividades diárias de crianças com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Participaram 42 pais, 32 professores e 42 pré-escolares. Como instrumentos foram utilizados o Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2) e questionários de percepção dos pais e dos professores sobre o desenvolvimento da criança. Os dados foram analisados usando o teste Shapiro Wilk, Wilcoxon, “U” de Mann-Whitney e Regressão Logística Binária. Os resultados demonstraram que professores percebem melhor as dificuldades nas habilidades motoras das crianças com persistência do TDC (pTDC) ou variação do TDC (vTDC) e percebem melhor as dificuldades emocionais, acadêmicas e de atividades diárias. Conclui-se que os professores percebem melhor as dificuldades apresentadas por crianças com pTDC e a variação no diagnóstico do transtorno interfere na percepção da dificuldade motora das crianças.

Palabras clave : Habilidade Motora; Pais; Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )