SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número116Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: desconhecido por pais e professoresPolíticas e práticas de avaliação externa de escolas: quais os espaços para a colaboração docente? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

FERNANDES JUNIOR, Alvaro Martins; ALMEIDA, Fernando José de  e  ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de. A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCC. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.116, pp.620-643.  Epub 07-Jul-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620220003002943.

Esse estudo tem por objetivo “analisar de que maneira os conhecimentos produzidos pelas pesquisas nacionais fundamentam os argumentos para o uso de tecnologias digitais no Ensino Médio nas concepções teóricas da Base Nacional Comum Curricular”. A fundamentação teórica alicerça-se nos marcos legais que embasam a BNCC e os conceitos de pensamento computacional, de cultura digital e de mundo digital, estabelecendo as conexões entre esses temas. Foi realizado um estudo qualitativo em 295 teses e dissertações do século XXI e aplicadas as metodologias “Estado da Arte” como técnica para coleta de dados, e “Análise de Conteúdos” para a análise dos dados. Baseado no estudo, concluiu-se que, embora a Base deposite muitas expectativas com relação ao uso de tecnologias no Ensino Médio, ela não consegue transmitir isso explicitamente quando discorre sobre o assunto e, embora os jovens demandem uma escola mais moderna, não sabem reagir a atividades que demandem deles autonomia.

Palavras-chave : Currículo; Base Nacional Comum Curricular – BNCC; Ensino Médio; Tecnologias na Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )