SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue116Brazilian research in Education on the use of technologies in High School in the beginning of the 21st century and its distancing from BNCC constructionMay Artificial Intelligence support actions against school dropout? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

SEABRA, Filipa; ABELHA, Marta; HENRIQUES, Susana  and  MOURAZ, Ana. Políticas e práticas de avaliação externa de escolas: quais os espaços para a colaboração docente?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.116, pp.644-668.  Epub July 07, 2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003442.

A profissão de docente foi tradicionalmente uma profissão solitária. Todavia, cada vez mais, quer pela consciência da complexidade da tarefa que é educar, quer pela emergência de uma ideia de currículo assente em competências transversais, o trabalho colaborativo dos professores tem sido objeto de maior atenção pela investigação. A colaboração docente tem uma existência paradoxal nas escolas, uma vez que tem sido desejada no âmbito das políticas educativas e nos discursos dos professores e das escolas, mas são parcas as práticas que refletem autêntico trabalho colaborativo docente. No presente artigo procura-se identificar de que formas se operacionaliza esta colaboração nas escolas. O olhar é estabelecido a partir do referencial e dos relatórios do 3º ciclo da Avaliação Externa das Escolas levada a cabo pela Inspeção Geral da Educação e Ciência em Portugal. O estudo usa a análise documental como técnica de recolha de dados e a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Os resultados salientam a valorização transversal do trabalho colaborativo como meta desejável a promover na melhoria das práticas pedagógicas, de modo relacionado com a supervisão.

Keywords : Colaboração Docente; Avaliação Externa de Escolas; Políticas de Avaliação Institucional; Análise Documental.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )