SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número116La investigación brasileña en educación sobre el uso de tecnologías en la escuela secundaria a princípios del siglo XXI y su distanciamiento de la construcción de BNCC¿Puede la inteligencia artificial apoyar acciones contra la deserción escolar universitaria? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

SEABRA, Filipa; ABELHA, Marta; HENRIQUES, Susana  y  MOURAZ, Ana. Políticas e práticas de avaliação externa de escolas: quais os espaços para a colaboração docente?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.116, pp.644-668.  Epub 07-Jul-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003442.

A profissão de docente foi tradicionalmente uma profissão solitária. Todavia, cada vez mais, quer pela consciência da complexidade da tarefa que é educar, quer pela emergência de uma ideia de currículo assente em competências transversais, o trabalho colaborativo dos professores tem sido objeto de maior atenção pela investigação. A colaboração docente tem uma existência paradoxal nas escolas, uma vez que tem sido desejada no âmbito das políticas educativas e nos discursos dos professores e das escolas, mas são parcas as práticas que refletem autêntico trabalho colaborativo docente. No presente artigo procura-se identificar de que formas se operacionaliza esta colaboração nas escolas. O olhar é estabelecido a partir do referencial e dos relatórios do 3º ciclo da Avaliação Externa das Escolas levada a cabo pela Inspeção Geral da Educação e Ciência em Portugal. O estudo usa a análise documental como técnica de recolha de dados e a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Os resultados salientam a valorização transversal do trabalho colaborativo como meta desejável a promover na melhoria das práticas pedagógicas, de modo relacionado com a supervisão.

Palabras clave : Colaboração Docente; Avaliação Externa de Escolas; Políticas de Avaliação Institucional; Análise Documental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )