SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número116A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCCPode a inteligência artificial apoiar ações contra evasão escolar universitária? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

SEABRA, Filipa; ABELHA, Marta; HENRIQUES, Susana  e  MOURAZ, Ana. Políticas e práticas de avaliação externa de escolas: quais os espaços para a colaboração docente?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.116, pp.644-668.  Epub 07-Jul-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003442.

A profissão de docente foi tradicionalmente uma profissão solitária. Todavia, cada vez mais, quer pela consciência da complexidade da tarefa que é educar, quer pela emergência de uma ideia de currículo assente em competências transversais, o trabalho colaborativo dos professores tem sido objeto de maior atenção pela investigação. A colaboração docente tem uma existência paradoxal nas escolas, uma vez que tem sido desejada no âmbito das políticas educativas e nos discursos dos professores e das escolas, mas são parcas as práticas que refletem autêntico trabalho colaborativo docente. No presente artigo procura-se identificar de que formas se operacionaliza esta colaboração nas escolas. O olhar é estabelecido a partir do referencial e dos relatórios do 3º ciclo da Avaliação Externa das Escolas levada a cabo pela Inspeção Geral da Educação e Ciência em Portugal. O estudo usa a análise documental como técnica de recolha de dados e a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Os resultados salientam a valorização transversal do trabalho colaborativo como meta desejável a promover na melhoria das práticas pedagógicas, de modo relacionado com a supervisão.

Palavras-chave : Colaboração Docente; Avaliação Externa de Escolas; Políticas de Avaliação Institucional; Análise Documental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )