SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número116Políticas de Educación pública: el caso de el bachillerato en la región noreste de BrasilProcesos de liderazgo en el Proyecto de Autonomía y Flexibilidad Curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

SANTOS, Lúcia Isabel Ribeiro; ALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros  y  CORDEIRO, António Manuel Rochette. Políticas públicas de planeamento da rede escolar em Portugal: evolução das responsabilidades e opções municipais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.116, pp.718-741.  Epub 07-Jul-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003314.

Em Portugal, a apresentação, em 2003, da carta educativa como instrumento de planeamento prospetivo da rede escolar representou o início de uma fase diferente nas políticas públicas de Educação, que permitiu a requalificação da rede escolar pública do 1.º ciclo do Ensino Básico. Mais de uma década depois, no início de um novo ciclo nas políticas públicas de Educação, arranca um segundo momento da reorganização da rede escolar pública, com a revisão das cartas educativas. O presente artigo propõe-se, com base numa investigação qualitativa desenvolvida em 34 municípios da Região Centro com realidades distintas, realizar uma análise comparativa destes dois períodos, identificando as principais divergências e convergências e avaliando a influência dos fatores territoriais e humanos nas soluções adotadas. Parece possível concluir o aparecimento de novas lógicas municipais de ação, que privilegiam um planeamento direcionado para a defesa das especificidades locais em detrimento do anterior planeamento centrado no cumprimento das determinações do Estado central.

Palabras clave : Políticas Públicas de Educação; Planeamento da Rede Escolar; Poder Local.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )