SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número116Ecologia de saberes e línguas na produção acadêmica latino-americanaOrganismos internacionais e as perspectivas para a formação de professores no marco da Agenda E2030 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

BECERRA, Isabel Jiménez; GHOTME, Kemel A.; ROMEIRO, Artieres Estevao  e  BERNAL, Lina Rosa Parra. Avaliação do processo educacional de gestão para a integração de modelos didáticos mediados pela TIC: um estudo de múltiplos casos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.116, pp.788-812.  Epub 07-Jul-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902889.

O artigo apresenta um estudo que objetiva avaliar o efeito da implementação de modelos didáticos mediados pelas TIC nas práticas de ensino em alguns contextos educacionais colombianos. A partir de uma investigação de natureza mista enquadrada nos desenhos de Guskey para avaliar o efeito e o estudo de múltiplos casos para analisar a contribuição desses modelos no aprendizado. Trabalhamos com 35 professores colombianos de escolas e universidades localizadas em áreas geográficas rurais e urbanas, caracterizadas por pertencer a cenários com limitações econômicas e com realidades sociais marcadas pelo conflito. Nas conclusões, foi possível corroborar a hipótese alternativa (Ha), que afirma que o gerenciamento de projetos de inovação educacional favorece parcialmente a qualificação das práticas de ensino; isso como produto de variáveis estranhas no baixo número de dispositivos que a instituição possui e no fraco conhecimento didático que os professores possuem para o uso de tecnologias.

Palavras-chave : Modelos Didáticos; Gestão Educacional; Práticas de Ensino; Avaliação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )