SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número116Avaliação do processo educacional de gestão para a integração de modelos didáticos mediados pela TIC: um estudo de múltiplos casosAutoestima e motivação para aprender online: o caso de mulheres reclusas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

MOROSINI, Marília Costa; NEZ, Egeslaine de  e  WOICOLESCO, Vanessa Gabrielle. Organismos internacionais e as perspectivas para a formação de professores no marco da Agenda E2030. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.116, pp.813-836.  Epub 07-Jul-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003002959.

Esse estudo, no contexto do desenvolvimento sustentável, analisa norteamentos para a formação de professores de organismos internacionais emblemáticos, a partir de 2015, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e o Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe. A pesquisa caracteriza-se como uma revisão bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, e para o tratamento dos dados foi utilizada a análise textual discursiva. Os resultados apontam três eixos analíticos: políticas para a formação de professores; internacionalização na formação de professores e carreira e desenvolvimento profissional. As análises sinalizam que a cooperação é um eixo estruturante no que tange à formação docente. Há um rumo promissor no diálogo interdisciplinar e interinstitucional. Para isso, é preciso esforço individual e coletivo, em âmbito institucional, regional e global. Para a América Latina e Caribe, esse processo deve abarcar o desenvolvimento sustentável, baseado em uma relação entre iguais e na integração regional.

Palavras-chave : Formação de Professores; Internacionalização da Educação Superior; Organismos Internacionais; Desenvolvimento Sustentável.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )