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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

MARTINS, Maria José D.  y  SIMAO, Ana Margarida Veiga. A (re)interpretação e a implementação das políticas educativas de cidadania pelos professores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.117, pp.897-919.  Epub 09-Nov-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902902.

Esta investigação visa compreender de que forma os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (EB) implementam as políticas educativas de cidadania delineadas nos documentos oficiais. Assim, analisaram-se os textos legais e as orientações do Ministério da Educação português e da União Europeia, que definem as políticas de Educação para a cidadania, que têm servido de guia para os professores educarem para a/e na cidadania no EB. Os dados obtidos por meio de questionários disponibilizados on-line, respondidos por 109 professores com idades entre 23 e 63 anos, permitiram concluir que há grande variedade nos temas abordados e nas estratégias de ensino. A Educação Ambiental e as regras da convivência interpessoal foram os domínios mais referenciados. Referências a ações solidárias na comunidade e o estabelecimento de regras de convivência interpessoal constituíram práticas pedagógicas que remetem para uma conceção atual de cidadania.

Palabras clave : Cidadania e desenvolvimento; Democracia; Educação Básica.

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