SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue117The (re)interpretation and implementation of educational citizenship policies by teachersThe universal access to Education in Brazil: a question of social justice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

ALMEIDA, Andréa Baptista de; ROSISTOLATO, Rodrigo Pereira da Rocha  and  CERDEIRA, Diana Gomes da Silva. Concepções e Práticas Avaliativas em Escolas Municipais do Rio de Janeiro. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.117, pp.920-941.  Epub Nov 09, 2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003593.

Analisamos concepções e práticas avaliativas de professores do ensino fundamental objetivando investigar os usos dos resultados das avaliações internas de aprendizagem e das Provas Bimestrais - instrumentos do Sistema de Avaliação da Rede Municipal do Rio de Janeiro – para tomada de decisões referentes ao planejamento e a condução das atividades pedagógicas. Baseamo-nos no conceito de avaliação formativa que pressupõe a avaliação como ferramenta de fomento à aprendizagem e não apenas para a sua medição. Realizamos entrevistas e observação participante em duas escolas e mapeamos contradições entre os discursos e as práticas, uma vez que as concepções das professoras se aproximavam da avaliação formativa, com foco na defesa da diversificação de instrumentos avaliativos. Contudo, o uso de provas era majoritário na prática docente e, frequentemente, eram elaboradas de forma semelhante às Provas Bimestrais. Os resultados das avaliações eram direcionados basicamente para dar feedback superficial aos alunos e calcular as suas notas, distanciando a prática avaliativa adotada das concepções teóricas de avaliação formativa.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Avaliação Externa; Uso de Dados.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )