SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número117La (re)interpretación y la implementación de las políticas educativas de ciudadanía por los profesoresAcceso universal a la Educación en Brasil: una cuestión de justicia social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

ALMEIDA, Andréa Baptista de; ROSISTOLATO, Rodrigo Pereira da Rocha  y  CERDEIRA, Diana Gomes da Silva. Concepções e Práticas Avaliativas em Escolas Municipais do Rio de Janeiro. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.117, pp.920-941.  Epub 09-Nov-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003593.

Analisamos concepções e práticas avaliativas de professores do ensino fundamental objetivando investigar os usos dos resultados das avaliações internas de aprendizagem e das Provas Bimestrais - instrumentos do Sistema de Avaliação da Rede Municipal do Rio de Janeiro – para tomada de decisões referentes ao planejamento e a condução das atividades pedagógicas. Baseamo-nos no conceito de avaliação formativa que pressupõe a avaliação como ferramenta de fomento à aprendizagem e não apenas para a sua medição. Realizamos entrevistas e observação participante em duas escolas e mapeamos contradições entre os discursos e as práticas, uma vez que as concepções das professoras se aproximavam da avaliação formativa, com foco na defesa da diversificação de instrumentos avaliativos. Contudo, o uso de provas era majoritário na prática docente e, frequentemente, eram elaboradas de forma semelhante às Provas Bimestrais. Os resultados das avaliações eram direcionados basicamente para dar feedback superficial aos alunos e calcular as suas notas, distanciando a prática avaliativa adotada das concepções teóricas de avaliação formativa.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Avaliação Externa; Uso de Dados.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )