SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número117Determinantes del gasto público en Educación en los municipios del estado de Mato Grosso do SulSistema canadiense de Educación Superior: evaluación de la Agencia HEQCO para el desarrollo de la Educación en la provincia de Ontario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

FRANCA, Marileide Gonçalves; MELO, Douglas Christian Ferrari de  y  ALMEIDA, Mariangela Lima de. O financiamento educacional no Espírito Santo: o que dizem os gestores de Educação Especial. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.117, pp.1000-1022.  Epub 09-Nov-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003002952.

O artigo analisa a compreensão dos gestores de Educação Especial do estado do Espírito Santo acerca do financiamento dessa modalidade de Ensino. Assume, como perspectiva teórico-metodológica, a pesquisa-ação colaborativo-crítica, que se ocupa simultaneamente da ação e da investigação. A pesquisa evidencia que alguns gestores demonstram ter conhecimento sobre o financiamento da Educação Especial, em relação à fonte de recursos, normativas, dupla matrícula no Fundeb e programas específicos. No entanto, faz-se necessário destacar os gestores que desconhecem a temática, o que revela o desafio da formação para esses profissionais que atuam na gestão da Educação Especial nos municípios.

Palabras clave : Financiamento da Educação; Gestão Educacional; Educação Especial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )