SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue117Canadian Higher Education System: Evaluation of the HEQCO Agency for the development of Education in the province of OntarioCourses and trajectories: the identity of the black school director in municipal schools in the city of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

VAZQUEZ, Jaime Moreles; GARCIA, Sara Aliria Jiménez  and  CANAN, Silvia Regina. A política de internacionalização do Ensino Superior. Efeitos, lacunas e assimetrias persistentes. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.117, pp.1047-1068.  Epub Nov 09, 2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620220003002939.

O artigo discute a política de internacionalização do Ensino Superior e alguns dos seus efeitos. Utilizamos a análise documental para revisar a maneira como as universidades assumiram a política, analisando os documentos normativos, os relatórios institucionais que mostram seus principais resultados e os aspectos que são medidos no ranking das universidades sobre o assunto. Entre os achados mais significativos do trabalho realizado, estão as lacunas existentes entre a concepção da política adotada no discurso institucional e a maneira como tal política transcende e se forma nos indicadores que medem sua eficácia. Além disso, a revisão dos indicadores de internacionalização mostra a persistência de assimetrias entre instituições de ensino superior em regiões mais e menos industrializadas. O trabalho se deriva das atividades do projeto do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas do Ensino Superior (Giepes), sobre a internacionalização do Ensino Superior.

Keywords : Internacionalização; Educação Superior; Lacunas; Classificação da universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )