SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número117Sistema de Educação Superior canadense: avaliação da Agência HEQCO para o desenvolvimento da Educação na província de OntárioPercursos e trajetórias: a identidade do diretor de escola negro nas escolas municipais da cidade de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

VAZQUEZ, Jaime Moreles; GARCIA, Sara Aliria Jiménez  e  CANAN, Silvia Regina. A política de internacionalização do Ensino Superior. Efeitos, lacunas e assimetrias persistentes. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.117, pp.1047-1068.  Epub 09-Nov-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620220003002939.

O artigo discute a política de internacionalização do Ensino Superior e alguns dos seus efeitos. Utilizamos a análise documental para revisar a maneira como as universidades assumiram a política, analisando os documentos normativos, os relatórios institucionais que mostram seus principais resultados e os aspectos que são medidos no ranking das universidades sobre o assunto. Entre os achados mais significativos do trabalho realizado, estão as lacunas existentes entre a concepção da política adotada no discurso institucional e a maneira como tal política transcende e se forma nos indicadores que medem sua eficácia. Além disso, a revisão dos indicadores de internacionalização mostra a persistência de assimetrias entre instituições de ensino superior em regiões mais e menos industrializadas. O trabalho se deriva das atividades do projeto do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas do Ensino Superior (Giepes), sobre a internacionalização do Ensino Superior.

Palavras-chave : Internacionalização; Educação Superior; Lacunas; Classificação da universidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )