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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

KREUTZFELD, Cristina Silva  e  LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Aprendizagem do respeito por meio da Educação musical nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.117, pp.1132-1150.  Epub 09-Nov-2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021003003619.

Esse artigo trata do ensino da virtude Respeito por meio da contação e da sonorização de história em aulas de Educação Musical. A fundamentação teórica está na filosofia de Aristóteles. A hipótese é que a Ética pode ser ensinada, por meio de virtudes, nas aulas de Educação Musical nos Anos Iniciais – Ensino Fundamental. Os objetivos da pesquisa são: estabelecer a relação entre Ética e Educação Musical e realizar uma atividade sobre a virtude Respeito. A pesquisa é qualitativa. É possível concluir que os alunos compreenderam o significado da virtude Respeito e a relevância da prática de virtudes para o convívio em sociedade.

Palavras-chave : Ética; Respeito; Educação Musical.

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