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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

GUZMAN-CALLE, Eva; MARTIN-ALONSO, Diego  e  RODRIGUEZ-MARTINEZ, Carmen. As avaliações externas em Espanha e as suas consequências nas práticas escolares e na igualdade. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.119, e0233821.  Epub 29-Mar-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103821.

As avaliações externas converteram-se em políticas essenciais para os gestores educativos, que procuram uma Educação de qualidade, baseada na autonomía escolar, responsabilidade e gestão baseada em resultados. O objetivo desse estudo é analisar o contexto em que estão enquadradas as avaliações externas em Espanha e as consequências destas políticas no que diz respeito à igualdade. Para isso foi realizado um estudo de caso, em 2020, por meio de duas estratégias de análise: entrevistas semiestruturadas e uma análise documental dos projetos educativos; assim como a revisão da normativa vigente no decorrer da investigação. Os resultados apontam para as avaliações externas como instrumento de controle sobre a equipe gestora e docentes. Nas conclusões indica-se que estas se tornam a prioridade dos sistemas educativos e agravam as desigualdades.

Palavras-chave : Avaliação externa; conhecimentos básicos; Resultado da aprendizagem; igualdade de oportunidades.

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