SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número119Las evaluaciones externas en España y sus consecuencias en las prácticas escolares y en la equidad¿Cuál es el lugar que ocupan los niños del 2º año de la Enseñanza Fundamental en la política de accountability escolar en el estado de Ceará? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

CAMPOS, Dulce  y  COSTA, Estela. O papel do conhecimento na construção e na promulgação de uma política pública: o caso da avaliação externa das escolas em Portugal. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.119, e0233347.  Epub 29-Mar-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103347.

No quadro da abordagem cognitiva das políticas, com base na pesquisa arquivística de textos oficiais, pesquisamos como conhecimento e política se interrelacionam nos processos de problematização e de preconização. Partimos dos produtos de duas cenas centrais: o “Governo”, enquanto autoridade pública, de cuja tomada de decisão resultou a Lei no 31/2002, de 20 de dezembro, que aprova o sistema de avaliação da Educação não superior e o Grupo de Trabalho mandatado pela Inspeção da Educação, em 2011, para reconfigurar o modelo inicial de avaliação. A lei e o modelo avaliativo, enquanto recetáculos do conhecimento que erigiu a política na ação pública, revelam a natureza do conhecimento que permitiu cogitar a avaliação, fabricar problemas e coletivizar soluções. Sobressaem os conhecimentos comparativo e cartográfico, que agilizam inferências de utilidade governamental e a eficácia da regulação, a partir do exemplo internacional, da evidence based policy e das boas práticas, reforçando a conveniência da política da avaliação, legitimando-a. Da análise, resultou, também, uma reflexão sobre a concomitância de formas burocráticas e pós-burocráticas no governo da Educação.

Palabras clave : Avaliação da Escola; Avaliação Externa; Política Educativa; Conhecimento; Inspeção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )