SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue119The role of knowledge in the construction and promulgation of a public policy: the case of the external evaluation of schools in PortugalTake your hand in mine: A connection between neuroscience and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

ARAUJO, Karlane Holanda; COSTA, Anderson Gonçalves  and  ZIENTARSKI, Clarice. Qual o lugar que as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental ocupam na política de accountability escolar no estado do Ceará?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.119, e0223406.  Epub Apr 03, 2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103406.

Esse artigo busca desvelar os efeitos do modelo de responsabilização na relação entre docentes e discentes em escolas de alto rendimento no Ceará, questionando o lugar que as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental ocupam diante da política representada pelo Prêmio Escola Nota Dez. De natureza qualitativa, investigou essa realidade em escolas premiadas de cinco municípios de diferentes regiões do estado, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com professoras do 2º ano do Ensino Fundamental. A análise do material empírico baseou-se na noção de fusão de horizontes da hermenêutica gadameriana . Verificou-se que a obsessão de trabalhar sistematicamente o alcance da premiação tende a impor um standard student , ocupando a criança um lugar passivo, de receptora e reprodutora de conhecimentos.

Keywords : Accountability; Avaliação da Educação; Ensino Fundamental; Crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )