SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número119Segura sua mão na minha: uma conexão entre neurociência e EducaçãoDiagnóstico e estratégias de permanência e conclusão na graduação: estudo de caso para Universidade Federal de Mato Grosso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

PASCUCI, Lucilaine Maria  e  FISHLOW, Albert. Ensino Superior no Brasil: retrospectiva, desafios atuais e perspectivas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.119, e0233775.  Epub 03-Abr-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103775.

A Educação Superior tem se tornado uma área cada vez mais competitiva e o conhecimento, sua essência, uma commodity global. Como resultado, universidades em todo o mundo têm sido pressionadas a responder às crescentes novas demandas de forma rápida, dinâmica e criativa. No contexto brasileiro, a superação dos desafios vivenciados pelas instituições de Ensino Superior demanda um significativo esforço de adaptação e de mudança, principalmente por parte de universidades públicas. Nesse ensaio, analisamos os principais desafios das instituições de Ensino Superior brasileiras, especialmente, os decorrentes da crise do Coronavírus. Focamos em desafios como qualidade do Ensino Superior, financiamento e gestão acadêmica. Para tanto, exploramos algumas das principais mudanças que instituições de Ensino Superior têm sofrido ao longo do tempo. Destacamos, também, alguns caminhos alternativos para esses desafios, incluindo reflexões sobre oportunidades disponíveis no período pós-pandemia.

Palavras-chave : Faculdades e Universidades; Administração Universitária; Financiamento da Educação; Qualidade educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )