SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue119Higher Education in Brazil: Retrospective, current challenges and looking aheadThe Brazilian School Feeding Program: social representations of teachers and educational coordinators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

TEIXEIRA, Maria Daniele de Jesus; QUITO, Fábio de Moraes; VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar  and  VENTURA, Thiago Meirelles. Diagnóstico e estratégias de permanência e conclusão na graduação: estudo de caso para Universidade Federal de Mato Grosso. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.119, e0233338.  Epub Apr 03, 2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103338.

Diante da complexidade dos fenômenos que levam à evasão, foi sistematizado um método que simplifica a elaboração de um diagnóstico, permitindo estruturar e agrupar as dificuldades mais relatadas, possibilitando relacionar as estratégias mais adequadas para contribuir com a permanência e a conclusão de estudantes. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, utilizando a análise documental para subsidiar a elaboração de questionários estruturados e objetivos. Para aplicação, empregou-se um método não probabilístico, no qual obteveram-se 5.041 respondentes de todos os cursos de graduação da UFMT (33% desvinculados, 37% vinculados e 29% egressos), totalizando cerca de 10% da população entre 2013 e 2019. A ponderação e o agrupamento de dificuldades possibilitou capturar diferentes perspectivas dos discentes. As dificuldades relacionadas com o aprendizado, a estrutura do curso e com o corpo docente foram muito citadas, permitindo a priorização de estratégias para gestores dos cursos e da instituição.

Keywords : Políticas para Educação Superior; Diagnóstico; Dificuldades para permanência; UFMT.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )