SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue119The Brazilian School Feeding Program: social representations of teachers and educational coordinatorsInternationalization of Higher Education in Kazakhstan: from political will to implementation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

HEINZLE, Marcia Regina Selpa  and  PEREIRA, Pablo. Políticas de internacionalização em universidades fundacionais: produção intelectual, intercâmbio, currículo e internacionalização integral. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.119, e0233354.  Epub Apr 03, 2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103354.

O posicionamento das Instituições de Ensino Superior frente às demandas científicas, socioculturais, políticas e econômicas da globalização reflete a capacidade de adaptação da comunidade acadêmica às práticas educativas e às políticas universitárias. Com base nesse contexto, analisamos políticas de internacionalização e Planos de Desenvolvimento Institucional de nove universidades fundacionais de Santa Catarina, Brasil. Nessa análise documental, identificamos a missão institucional, assim como metas e estratégias de internacionalização, à luz de quatro tipos de ação: produção intelectual, intercâmbio científico-cultural, internacionalização do currículo e internacionalização integral. Os dados gerados apontam que falta uma concepção clara de internacionalização e que há ênfase nas estratégias de ação voltadas ao intercâmbio acadêmico-científico; ao mesmo tempo, compreendemos que existe, apesar de ainda incipiente, expansão nas políticas institucionais de internacionalização.

Keywords : Ensino Superior; Fundação da Educação; Internacionalização da Educação; Elaboração de Políticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )