SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número119Programa Nacional de Alimentação Escolar: representações sociais de professores e coordenadores pedagógicosInternacionalização do Ensino Superior no Cazaquistão: da vontade política à implementação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

HEINZLE, Marcia Regina Selpa  e  PEREIRA, Pablo. Políticas de internacionalização em universidades fundacionais: produção intelectual, intercâmbio, currículo e internacionalização integral. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.119, e0233354.  Epub 03-Abr-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103354.

O posicionamento das Instituições de Ensino Superior frente às demandas científicas, socioculturais, políticas e econômicas da globalização reflete a capacidade de adaptação da comunidade acadêmica às práticas educativas e às políticas universitárias. Com base nesse contexto, analisamos políticas de internacionalização e Planos de Desenvolvimento Institucional de nove universidades fundacionais de Santa Catarina, Brasil. Nessa análise documental, identificamos a missão institucional, assim como metas e estratégias de internacionalização, à luz de quatro tipos de ação: produção intelectual, intercâmbio científico-cultural, internacionalização do currículo e internacionalização integral. Os dados gerados apontam que falta uma concepção clara de internacionalização e que há ênfase nas estratégias de ação voltadas ao intercâmbio acadêmico-científico; ao mesmo tempo, compreendemos que existe, apesar de ainda incipiente, expansão nas políticas institucionais de internacionalização.

Palavras-chave : Ensino Superior; Fundação da Educação; Internacionalização da Educação; Elaboração de Políticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )