SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue120Invisible schools: inequalities in the conditions of facilities and limits of public policy instrumentsThe hiring of caregivers in Rondônia and the precariousness of Inclusive Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

FIGUEIREDO, Carla. Autoavaliação de escolas: O quê? Como? Com quem? E depois?*. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.120, e0233545.  Epub June 02, 2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103545.

Em Portugal, a autoavaliação de escolas é obrigatória desde a publicação da Lei nº 31/2002. Apesar disso, verificam-se ainda fragilidades significativas no desenvolvimento destes processos, relacionadas com sentimentos de falta de conhecimentos, resistência e insegurança no desenho e na implementação de autoavaliação, pelas escolas e pelos seus profissionais. Estes sentimentos podem ser justificados por, apesar da existência de documentos legislativos orientadores, não ser claro o que se pretende de tais processos e que modos existem para a sua concretização. Este artigo tem como objetivo sistematizar um conjunto de possibilidades que possam apoiar o desenvolvimento de autoavaliações de escolas mais sustentadas e sustentáveis. Parte-se da reflexão sobre conhecimento científico existente sobre a temática, da análise das orientações presentes em políticas e processos avaliativos e da experiência profissional da autora, para dar resposta às questões “O quê?; Como?; Com quem?; E depois?” como possíveis questões orientadoras da autoavaliação de escolas.

Keywords : Avaliação; Auto-avaliação da Instituição; Escola; Administração Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )