SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue120The hiring of caregivers in Rondônia and the precariousness of Inclusive EducationLessons learned from COVID-19 pandemic to improve project/service-based learning approaches: findings from Engineering students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

PONTES JUNIOR, Jose Airton de Freitas; ABREU, Mariana Cristina Alves de  and  PEREIRA NETO, Francisco Edmar. A internacionalização da Educação Superior do Brasil na área da Educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.120, e0233781.  Epub June 02, 2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103781.

O estudo visa a analisar a Internacionalização da Educação Superior do Brasil por meio da distribuição de bolsas da Capes para o exterior, na área de Educação, no período entre 1998 e2020. Foi utilizado o número de bolsas concedidas pela Capes disponíveis no Geocapes e osdados foram analisados por meio de estatística descritiva via software SPSS 20.0. Osresultados evidenciam o crescimento do número de instituições e de bolsistas no exterior, aolongo dos anos pesquisados, principalmente, nos países do Norte Global, e declínio pós-Ciências Sem Fronteiras. É de se questionar se o papel atual do Brasil é buscar aderir-se agrandes redes de pesquisa, ou buscar ser protagonista no desenvolvimento de formação derecursos humanos de alta qualificação e de pesquisas. Enfatiza-se que um não exclui o outro,mas que, no caso brasileiro, nos parece, é demasiado o primeiro.

Keywords : Pós-Graduação; Política externa; Financiamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )