SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número120La contratación de cuidadores en Rondônia y la precarización de la Educación InclusivaLecciones aprendidas de la pandemia de COVID-19 para mejorar los enfoques de aprendizaje basados en proyectos/servicios: hallazgos de estudiantes de ingeniería índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

PONTES JUNIOR, Jose Airton de Freitas; ABREU, Mariana Cristina Alves de  y  PEREIRA NETO, Francisco Edmar. A internacionalização da Educação Superior do Brasil na área da Educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.120, e0233781.  Epub 02-Jun-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103781.

O estudo visa a analisar a Internacionalização da Educação Superior do Brasil por meio da distribuição de bolsas da Capes para o exterior, na área de Educação, no período entre 1998 e2020. Foi utilizado o número de bolsas concedidas pela Capes disponíveis no Geocapes e osdados foram analisados por meio de estatística descritiva via software SPSS 20.0. Osresultados evidenciam o crescimento do número de instituições e de bolsistas no exterior, aolongo dos anos pesquisados, principalmente, nos países do Norte Global, e declínio pós-Ciências Sem Fronteiras. É de se questionar se o papel atual do Brasil é buscar aderir-se agrandes redes de pesquisa, ou buscar ser protagonista no desenvolvimento de formação derecursos humanos de alta qualificação e de pesquisas. Enfatiza-se que um não exclui o outro,mas que, no caso brasileiro, nos parece, é demasiado o primeiro.

Palabras clave : Pós-Graduação; Política externa; Financiamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )