SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número120A internacionalização da Educação Superior do Brasil na área da EducaçãoDireito à Educação: analisando tendências temáticas em avaliação na produção acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

FERNANDES, Sandra  e  DINIS-CARVALHO, José. Lições aprendidas com a pandemia COVID-19 para a melhoria de abordagens baseadas em projetos e serviço: resultados de estudantes de Engenharia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.120, e0233857.  Epub 02-Jun-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103857.

Este artigo descreve um estudo de caso baseado na implementação de uma abordagem de aprendizagem baseada em projeto/serviço no contexto de uma unidade curricular de um programa de Ensino de Engenharia. Discute os desafios e as respostas pedagógicas encontradas para adequar o processo de ensino e aprendizagem à realidade da pandemia, identificando oportunidades de melhoria através das lições aprendidas. Para a recolha de dados, foi aplicado um questionário online aos estudantes, para recolha de feedback. Os resultados do questionário indicam que os estudantes consideraram adequadas as alternativas implementadas pelo professor para responder aos constrangimentos da COVID-19. Os resultados dos projetos revelaram que os estudantes foram além do esperado, em termos da concretização do projeto no seu próprio ambiente doméstico. As lições aprendidas incluem formas de melhorar a aprendizagem, baseando-se em exemplos provenientes da experiência dos próprios estudantes.

Palavras-chave : Pandemia de COVID-19; Ensino Superior; Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL; Aprendizagem e Serviços (ApS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )