SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue120Right to Education: analyzing thematic trends in evaluation in academic productionInclusion of students with disabilities in Brazilian tertiary Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

GARCIA-PERALES, Ramón; PALOMARES-RUIZ, Ascensión; LOPEZ-PARRA, Emilio  and  MARTIN-GARCIA, María Inés. Avaliação do Ensino em programação matemática em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em Centros Educacionais espanhóis. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.120, e0233748.  Epub June 22, 2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103748.

Esta pesquisa buscou conhecer os benefícios de trabalhar a educação em programação matemática de acordo com o sexo dos alunos por meio da criação de dois grupos escolares, experimental e controle, para os 3.795 alunos das 147 escolas participantes, e realizar duas medições após a aplicação da Bateria de Avaliação de Competências Matemáticas (Becoma On), pré-teste ou início do projeto e pós-teste ou término do projeto educacional em programação matemática. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos experimental e controle e entre homens e mulheres. A integração da tecnologia na Educação é uma realidade e a promoção da igualdade de gênero nas disciplinas científicas e técnicas, atualmente, é uma premissa fundamental de um sistema educacional totalmente inclusivo.

Keywords : Tecnologia Educacional; Co-Educação; Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )