SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número120Derecho a la Educación: análisis de tendencias temáticas de evaluación en la producción académicaInclusión de estudiantes con discapacidad en la Educación Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

GARCIA-PERALES, Ramón; PALOMARES-RUIZ, Ascensión; LOPEZ-PARRA, Emilio  y  MARTIN-GARCIA, María Inés. Avaliação do Ensino em programação matemática em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em Centros Educacionais espanhóis. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.120, e0233748.  Epub 22-Jun-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103748.

Esta pesquisa buscou conhecer os benefícios de trabalhar a educação em programação matemática de acordo com o sexo dos alunos por meio da criação de dois grupos escolares, experimental e controle, para os 3.795 alunos das 147 escolas participantes, e realizar duas medições após a aplicação da Bateria de Avaliação de Competências Matemáticas (Becoma On), pré-teste ou início do projeto e pós-teste ou término do projeto educacional em programação matemática. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos experimental e controle e entre homens e mulheres. A integração da tecnologia na Educação é uma realidade e a promoção da igualdade de gênero nas disciplinas científicas e técnicas, atualmente, é uma premissa fundamental de um sistema educacional totalmente inclusivo.

Palabras clave : Tecnologia Educacional; Co-Educação; Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )