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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

PIONTKEWICZ, Regiane; FREITAS, Maria do Carmo Duarte  e  MENDES JUNIOR, Ricardo. Formação docente nas universidades brasileiras no período pós pandemia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.120, e0233861.  Epub 19-Jul-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103861.

A pesquisa analisa como as universidades brasileiras conduzem a formação dos seus docentes no período pós pandemia. Uma pesquisa de levantamento com a participação de 59 universidades (35 públicas e 24 privadas) foi aplicada no segundo semestre de 2021. Os resultados mostram que houve uma evolução em relação à formação docente após o Ensino remoto emergencial, com o aumento da quantidade e diversidade de cursos, abrangência e adesão de mais professores, formações de forma contínua, instituição ou melhoria de planos de formação. Muitos cursos ofertados referem-se ao uso de ferramentas tecnológicas básicas ou tradicionais e foram necessários para a continuidade das aulas de forma remota, no entanto, ainda existem possibilidades de explorar outras ferramentas com outras finalidades de uso, desenvolvendo a Competência Docente Digital. Para sistematizar os planos e programas de formação, sugere-se o uso de ferramentas da Gestão do Conhecimento, mais especificamente o modelo Seci, pois possibilita a conversão entre os tipos de conhecimento e avaliação contínua.

Palavras-chave : Formação Docente; Competência Docente Digital; Ensino Superior.

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