SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número120Comportamientos adaptativos de los estudiantes a los impactos del Covid-19: un análisis multidimensionalEl proceso de transformación del sistema educativo en México: una experiencia en América Latina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

LIRA, Michelle Mendoza; JORQUERA, Solange Muñoz; ACEVEDO, Emilio Ballesta  y  APABLAZA, Carmen Gloria Covarrubias. Retenção escolar no discurso do governo chileno: análise documental após 20 anos da Lei do Ensino Médio Gratuito e Obrigatório. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.120, e0234055.  Epub 19-Jul-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003104055.

A retenção escolar ganhou relevância no discurso governamental chileno, especialmente desde a promulgação, há quase 20 anos, da Lei sobre o Ensino Secundário Gratuito e Obrigatório, centrada em garantir as trajetórias educativas de toda a população. Considerando isto, e o facto de os números de abandono escolar ainda estarem presentes no país, vale a pena analisar a forma como a retenção escolar é desenvolvida pelo Governo Central. Consequentemente, este estudo procura responder à seguinte questão: Quais são as conceptualizações da retenção escolar utilizadas nos documentos governamentais? Para tal, a partir de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma revisão documental de todos os processos emitidos desde a promulgação da Lei, utilizando a técnica de análise de conteúdo categórico temático. Foram encontradas definições diretas e explícitas de retenção como capacidade sistémica e institucional, bem como definições indiretas, associadas a termos tais como frequência e trajetória educacional bem-sucedida. Os resultados revelam a importância da retenção em documentos oficiais, entendida como um fenómeno complexo e de múltiplas causas que requer ações concretas para a sua eficácia.

Palabras clave : Política de Governo; Retenção Escolar; Análise Documental; Chile.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )